terça-feira, 15 de março de 2011

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

    Alimentos Funcionais

ALIMENTOS FUNCIONAIS O QUE SÃO?

São alimentos que, além de fornecer nutrientes, têm a capacidade de atuar sobre a saúde das pessoas, também considerados promotores de saúde, prevenindo doenças.
É possível prevenir doenças como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, em geral, consumindo alimentos funcionais diariamente.
Esses alimentos ingeridos devem exercer no organismo uma função específica, que permita a regulação de algum processo corporal concreto como:
·         Aumento dos mecanismos biológicos de defesa;
·         Prevenir alguma enfermidade específica;
·         Controlar as condições físicas e mentais;
·         Retardar os processos de envelhecimento
·         Facilitar a recuperação de alguma enfermidade
SOJA
É um potente inibidor de doenças, por possuir várias substâncias com ação preventiva. Uma dessas substâncias é o fitoesterol, que previne a osteoporose e o câncer de mama, de próstata e de cólon. Além disso, amenizam os sintomas da menopausa e reduzem os níveis de colesterol.

BANANA        
Rica em potássio, vitamina B2, Vitamina B6, minerais, dá saciedade, protege contra gastrite e úlceras.

MAÇÃ
Diminuem o colesterol, reduz à inflamação dos brônquios, antioxidante, melhora a imunidade e atua como tonificante e adstringente das cordas vocais. 

GENGIBRE
Gingerol, proteínas, vitaminas, minerais. Melhora problemas gástricos e previne alguns tipos de câncer de intestino.




MARACUJÁ
No Brasil quem batizou o maracujá foram os índios. A palavra significa “comida de cuia”. Os Europeus, no entanto, optaram por serem menos objetivos. Chamaram o maracujá de “Fruta da Paixão”.  Regulariza o intestino, combate a ansiedade e insônia, úlceras, gastrites, antiinflamatório, hipertensão arterial. Contém vitamina C, flavonóides, vitaminas A e complexo B.
            Utilizado pelos povos indígenas possui propriedades sedativas e calmantes de forma comprovada e atribuídas a uma substância chamada Passiflorina.
 As sementes do maracujá funcionam como um poderoso vermífugo.
Um estudo mais recente mostra que a farinha produzida a partir da casca do maracujá rica em pectina forma uma espécie de bolo gelatinoso, que diminui a absorção de açúcares e do colesterol, podendo ser utilizada como parte de dieta de pessoas diabéticas.

 INHAME
O Inhame é um tubérculo rico em amido, beta-caroteno, vitaminas C e do complexo B e contém, ainda, cálcio, fósforo e ferro. É um alimento recomendado especialmente na prevenção de doenças.

O INHAME LIMPA O SANGUE
É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.


Enviado pela professora Sílvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário